
Corinthiano na Web
O portal da Fiel Torcida!

Augusto Melo é afastado do cargo de presidente do Corinthians; saiba quem assume o lugar
0
2
Em meio à todo o caos interno, o Timão ainda disputa uma vaga no mata-mata da Copa Sul-Americana nesta terça-feira (27) contra o Huracán-ARG.

Na noite da última segunda-feira (26), durante uma reunião do Conselho Deliberativo do Corinthians, foi definido o afastamento de Augusto Melo da presidência do clube. Na votação, tiveram 176 votos em prol do afastamento e 57 votos contra, além de uma abstenção.
O afastamento de Augusto Melo da presidência corinthiana foi ocasionado pelas diversas irregularidades presentes no contrato com a casa de apostas VaideBet, que rescindiu com o clube após 6 meses de contrato. Por conta de toda a polêmica no caso "VaideBet", Augusto Melo acabou sendo indiciado pela Polícia Cívil na última semana.
QUEM ASSUME O TIMÃO ENQUANTO ISSO?

Durante esse período, o Corinthians será temporariamente comandado pelo vice-presidente Osmar Stabile. Ele tem até cinco dias para convocar uma assembleia extraordinária com os sócios, que deve ocorrer em cerca de um mês — o estatuto, porém, não define um prazo exato para a realização.
Caso os sócios aprovem o impeachment, uma nova eleição será realizada, com participação exclusiva dos conselheiros. No entanto, se Augusto Melo renunciar antes desse processo, Osmar Stabile assumirá a presidência até o final de 2026.
Em seu primeiro discurso como presidente interino, Stabile demonstrou preocupação com o fato do nome do Corinthians estar envolvido em esquemas, além de pedir a união entre dirigentes e conselheiros neste momento:
Me dirijo neste momento aos conselheiros vitalícios e trienais, bem como aos sócios e torcedores.
Antes de qualquer função administrativa, falo como um torcedor que vive intensamente o amor pelo clube e que, assim como vocês, também se preocupa com os rumos políticos e administrativos da nossa instituição. As valiosas páginas de conquistas e lutas do Sport Club Corinthians Paulista não podem mais ser manchadas por escândalos. Sempre fomos um clube que soube superar momentos de turbulência com raça, coragem e, sobretudo, com a força da união.
É justamente em busca dessa união, com muita honra e orgulho, que assumo provisoriamente a presidência do Sport Club Corinthians Paulista, comprometendo-me com total dedicação aos interesses da instituição. É tempo de humildade para reconhecer e aprender com os erros do passado para reconstruirmos o presente, olhando com responsabilidade para um futuro harmonioso e vitorioso.
Esta é uma oportunidade única para darmos início, juntos, a um novo ciclo vitorioso. Não temos mais o direito de errar. Trabalharei incansavelmente para isso, consciente de que o poder é passageiro e a caneta é temporária - mas o Corinthians, este sim, é eterno e pertence ao povo e a todos nós corinthianos.
Conto nesta missão com a colaboração do presidente Dr. Romeu Tuma Jr., a quem me dirijo em nome de todos os membros do Conselho Deliberativo do clube, bem como o apoio do presidente do CORI, Dr. Miguel Marques e Silva, e do presidente do conselho fiscal, Haroldo Dantas. Cumprimento também meu vice-presidente, Armando Mendonça, com quem compartilho esta jornada.
Por fim, convido cada corinthiano a se unir nesse esforço conjunto, transparente e decisivo. Tenho fé de que juntos superaremos os desafios que se apresentam. O Corinthians não pertence apenas a mim ou a você, pertence a todos nós que o amamos. O momento é de união, e assim peço união pelo Corinthians. Todos aqui, juntos, de mãos dadas, podemos mudar os rumos do Corinthians. Passamos por uma dificuldade enorme e vamos continuar passando, e espero que cada um de vocês que estão aqui me dê a mão e me ajude a administrar o Corinthians para que a gente possa sair dessa situação.
O momento é de união entre todas as correntes políticas. O Corinthians precisa de todos nós. Eu vou dizer muito obrigado neste momento, e muito obrigado, antecipadamente, por nos ajudar a passar por esse momento difícil. Independentemente da corrente política, conto com todos, e aqueles que puderem nos ajudar, que venham e nos apresentem soluções.
Nós estamos aqui para resolver. Nós estamos aqui para ajudar o Corinthians. Muito obrigado a todos mais uma vez.”
O QUE O AUGUSTO MELO FALOU SOBRE O AFASTAMENTO?
Enquanto a reunião do Conselho Deliberativo do Corinthians começava, Augusto Melo fez uma coletiva para falar sobre a situação, onde discursou admitindo a derrota, mas não entregando o cargo:
"Não é renúncia, ao contrário. Não vou participar dessa palhaçada. Não estou renunciando, vou brigar para continuar aqui. Vai ter a votação, eles são a maioria, não tenho dúvida de que a votação vai passar, tem 60 dias para a assembleia geral e vamos brigar pelo Corinthians."
EM MEIO AO CAOS, AINDA TEM JOGO DO TIMÃO NA SULA
Apesar de todo o caos que o Corinthians tem passado internamente, o Timão visita a equipe do Huracán-ARG, no Estádio Tomás Adolfo Ducó, em Buenos Aires, por partida válida pela 6ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Em 2º lugar no grupo C, o Timão só depende de si mesmo para se classificar ao mata-mata, mas com ressalvas:
Se vencer o Huracán por até 3 gols de diferença ou empatar com os argentinos, seguido de uma derrota do América de Cali-COL para o Racing-URU, o Corinthians se classifica para os play-offs contra um dos "terceiros" da Libertadores, disputando a vaga secundária para as oitavas de final da Sul-Americana;
Se vencer por 4 gols de diferença ou mais, o Corinthians iguala em pontos com o Huracán, mas assume a liderança do grupo e garante a classificação direta às oitavas de final, graças ao critério de confronto direto.
A partida terá transmissão do SBT (TV aberta) e da ESPN/Disney+ (TV fechada e streaming), tendo início previsto às 21h30 (de Brasília).