
Corinthiano na Web
O portal da Fiel Torcida!

Wlamir Marques, lenda do basquete brasileiro, morre aos 87 anos
0
4
Bi-campeão mundial com a Seleção Brasileira, Wlamir Marques foi um ídolo histórico do Timão no esporte.

Na última terça-feira (18), o mundo do esporte foi surpreendido com uma notícia muito triste. Wlamir Marques, ídolo do basquete brasileiro e do Timão, faleceu aos 87 anos de idade. Marques fez parte dos elencos campeões mundiais de 1959 e 1963, além de ter conquistado duas medalhas de bronze nas olímpiadas de 1960 e 1964.

QUEM FOI WLAMIR MARQUES?
Apelidado de "Diabo Loiro", Wlamir nasceu na cidade de São Vicente, São Paulo, no dia 16 de julho de 1937. Desde muito novo, Wlamir Marques já atuava nas quadras. Aos 16 anos, começou sua carreira no Tumiaru, time de São Vicente, sua cidade natal. No ano seguinte, em 1953, Wlamir passou a jogar pelo XV de Piracicaba, onde foi evoluindo suas habilidades, até que em 1962, ele é contratado pelo Corinthians aos 25 anos.
Durante sua carreira, Wlamir conquistou diversos títulos: Dez Campeonatos Paulistas (sendo sete consecutivos com o Corinthians), dois títulos mundiais (1959 e 1963), quatro Campeonatos Sul-americanos (1958, 1960, 1961 e 1963), sete títulos paulistanos (1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1969 e 1970) e entre outras conquistas.
Além dos diversos títulos conquistados, Wlamir foi duas vezes medalhista de bronze com a Seleção Brasileira Olímpica de basquete e foi medalhista pan-americano, fazendo com que seu nome ficasse marcado na história do esporte.
Após a aposentadoria, seguiu carreira como treinador, começando no Limeira. Também comandou equipes masculinas e femininas de outros clubes antes de se tornar comentarista esportivo na Globo e posteriormente, na ESPN.

WLAMIR MARQUES NO HALL DA FAMA DO BASQUETE
Em agosto de 2023, em cerimônia realizada nas Filipinas, Wlamir Marques entrou para o Hall da Fama da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA). Por questões de saúde, não pode viajar para participar da cerimônia e foi representado pelo secretário-geral da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Carlos Fontenelle e o presidente da federação catarinense, Fábio Deschamps. Wlamir enviou um vídeo de agradecimento em prol do mérito concedido pela entidade máxima do basquete mundial.
CAUSA DA MORTE NÃO FOI REVELADA
Não foi revelada qual seria a causa da morte do ex-ala da Seleção Brasileira, porém, Wlamir Marques estava internado na UTI de um hospital particular em São Paulo.